quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alterar ou não a sala

Um dos meus objectivos como mencionei aqui é mudar a sala e por isso aceitei a sugestão da Lisete e fiz um planeamento utilizando este software.
Eu não sou propriamente a coisa mais dada a informática mas tentei, e aqui está, o resultado final, que não está à escala mas que dá para ter uma pequena ideia.
Esta é a minha sala neste momento:



Como a imagem não é a melhor vou descrever. No canto superior direito existe uma lareira de canto e, por isso é que a sala ficou cortada. A sala é mais estreita do que o que vêm no projecto o que não me permite ter uma  mesa de centro. Sinto que, como a mesa de jantar é quadrada e a lareira tem muitas esquinas as energias não fluem muito bem por aqui. No tecto  só tenho um foco de luz. Junto à porta que dá para a varanda tenho o sofá (continuo a gostar dele) e em frente ao sofá tenho o móvel da televisão com prateleiras por cima (também continuo a gostar muito dele) junto ao sofá tenho a minha famosa mesa de apoio. Junto à lareira tenho a estante com os livros.

E isto é o que pretendo fazer:

Como podem ver pretendo inverter a sala passando a mesa de jantar para junto da porta da varanda, puxar o foco de luz a pender sobre a mesa. Manter o móvel da TV, como aparador apesar não ser muito alto  a sua cor enquadra-se com a mesa. E criar a sala de estar junto à porta de entrada, com o sofá de frente para um LCD pendurado na parede (com os cabos escondidos por calhas claro :) como não vou ter um armário para a televisão nesta área fico com espaço para colocar um ottoman que vai servir de mesa de apoio e ao mesmo tempo para eu descansar as minhas pernocas  (espero eu que não sobrecarregue o espaço). Com o sofá nesta posição também fico com a possibilidade de olhar para a lareira quando está acesa (não é bonita mas fuma bem e fica muito romântica).
Sei que não é fácil visualizar muito bem mas, do que puderam ver, o que acham? Vale a pena estas alterações sobretudo porque realmente a sala é estreita?


11 comentários:

  1. Olá Su, parece-me bem. Também mudei a disposição da minha sala há dois anos e foi ótimo. A verdade é que o máximo que pode acontecer é, caso não se goste, voltar a por tudo no seu lugar. Há outras alternativas (se a sala for estreita mas comprida) como colocar o sofá no meio da sala, de costas para a mesa, punha a estante onde está a pensar colocar o sofá e podia colocar uns cadeirões junto à lareira. Mas é difícil ter a certeza por a planta não estar à escala.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quanto a mim acho que sim! Gosto de comer e olhar para a rua, se o ponto de luz cai sobre a mesa, melhor ainda. Por outro lado a lareira faz sentido é para te aquecer quando estiveres no sofá :).
    Para a parede com o plasma, em vez das calhas porque não optas por um MDF pintado à cor da parede e deixas os fios por trás? Era essa a minha solução quando pensei em fazer isso na sala.

    Acima de tudo, gostei do teu projecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)

    Concordo contigo. Tenho sala comum e também tenho lareira. A parte da sala de estar está ao pé da lareira. Além de sentirmos mais o calor dela quando estamos nos sofás, o facto de não teres mobília próxima da lareira faz com que o calor se disperse mais facilmente por todo o espaço. Acho maravilhoso o aconchego que uma lareira nos dá em momentos de relax! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que vale a pena, vais ganhar algum espaço com a televisão na parede e quando entram na sala não têm logo a mesa o que vai dar um ar mais amplo. Acho que idealizaste bem. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pela discrição e imagem, deve ficar mais espaçoso.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Gostei das alterações. Eu já fiz precisamente o mesmo na minha sala, troquei as zonas e fiquei a gostar mais, a zona de relaxamento (sofá e afins) fica mais acolhedora ;o)

    ResponderEliminar
  7. Olá Su,

    Na outra casa tinha a mesa à entrada (http://welc-home.blogspot.com/2011/09/old-house.html) e na nova casa optei por colocar a mesa ao fundo e o sofá à entrada (brevemente fotos da sala toda, só tem aparecido aos bocados) a verdade é que a sinto muito mais espaçosa e ampla, porque não tem logo a mesa a "cortar" o caminho. Eu também não tenho mesa de centro e não acho necessário, porque acaba por tirar amplitude ao espaço. Também podes pensar num puff que mais facilmente pões a um canto e serve para esticar as pernas ou sentar uma visita :)

    Boas mudanças!

    Beijinho,

    Filipa

    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Acho que vais adorar estar no sofá no relax com a lareira ligada!! A mesa de jantar junto à janela e com um candeeiro bonito por cima perfeito! Coloca fotos para a gente ver! :)

    ResponderEliminar
  9. Su, só mais uma coisinha! Eu mantinha o movel da TV e as prateleiras na zona que vais criar de estar! Qual o problema de não se ter aparador?? É que acho o móvel muito baixo para aparador...

    ResponderEliminar
  10. bom eu não entendo nada dessas coisas, mas pra mim parece perfeito

    beijos

    ResponderEliminar
  11. Obrigada linda.
    Tudo de especial para ti tb...
    Bjoos.
    decorehouse

    ResponderEliminar