terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como pintar um móvel (ou a saga da estante)

Quando vim viver para o meu apartamento levei poucas peças de mobiliário comigo. Uma delas fez-me muito jeito porque adoro ler e necessitava de um espaço para por alguns dos meus livros. Uma pequena estante em pinho envernizado. Durante muito tempo não me incomodei com o móvel naquele tom o problema colocou-se quando comprei o armário da televisão. Apesar de ser muito ecléctica e de gostar de muitos estilos diferentes e de ser de longe decoradora aquilo começou a fazer-me um pouco de comichão. Ou dava a estante a alguém ou dava-lhe outro estilo. E vai daí decidi-me a pinta-la de branco porque adoro branco e porque tenho intenção de colocar na sala mais umas peças nessa cor. Em primeiro lugar informei-me com a pessoa de mais confiança que conheço (o meu pai) dos materiais que ia necessitar. Depois lá fui eu ás compras minhas amigas. Dirigi-me a uma conhecida loja de materiais de construção e aquilo naquele dia parecia o deserto do Saara sem funcionários à vista. E lá estou eu perdida no meio de tintas trinchas rolos diluente primários lixas... Tantas decisões a tomar e ninguém a quem perguntar :( 
Eu ia desistindo, tanta confusão na minha cabeça e só um armário para pintar. Muni-me do meu encanto e dirigi-me a dois homens que estavam a comprar material naquele corredor. Bem, a cara deles quando expliquei se me poderiam ajudar e o que queria fazer. Pintar uma estante em pinho em perfeitas condições por umas mãos inexperientes como as minhas. Um crime. E como ficaram com pena da estante foram muito prestáveis e lá me ajudaram a escolher os materiais. Como tinham a certeza de que eu não sabia lixar a estante recomendaram-me o primário para louças sanitárias assim ficaram com a certeza de que a tinta depois agarrava. Bem meus senhores iam ficar tão orgulhosos de mim se vissem o resultado final...
Comprei eu naquele dia:
-Lixa de grão diferente
-Uma trincha para pintar os cantos
-Primário de louças sanitárias (bem mais caro, mas aqueles senhores queriam ter a certeza que ia agarrar)
-Tapa fissuras para madeira pinho (não sei se é este nome)
-E a tinta (ainda estive meia hora sozinha a decidir se queria mate, brilhante ou semi-brilhante como sou muito pouco aventureira decidi-me pelo mate)

1º Passo- Lixar as superfícies muito bem
2º Passo- Tapar as fissuras. Sabiam que aquele material depois de seco encolhe? É claro que eu não sabia...Parecia que as crateras o engoliam :)
3º Passo- Lixar novamente e voltar a por tapa fissuras deixar secar e lixar novamente.
4º Passo- Limpar tudo muito bem
5º Passo- Aplicar o primário primeiro nas esquinas no interior com a trincha e depois com o rolo nas prateleiras e na parte exterior (utilizei um rolo de espuma aquilo ficava com um ar estranho mas depois a tinta espalhava lindamente) Esperei uma noite .
6º Passo- Aplicar a 1ª de-mão de tinta  como fiz no passo anterior esperei mais uma noite.
7º Passo - Aplicar a última de-mão de tinta. E aqui controlar-me porque gostei tanto do resultado final que já a queria encher e, esperar mais uma noite.
8º Passo- Deliciar-me com o resultado final :)

Notas: Isto não é trabalho para quem sofre de impaciência (a saga parecia que nunca mais acabava), problemas cardíacos (ai a minha rica estante), problemas respiratórios (as tintas têm um cheiro horrível) e para quem adora ter a casa imaculada (aquilo parecia o estaleiro da ponte Rainha Santa). Mas valeu tudo a pena :) O que acham?




8 comentários:

  1. Ola as dicas estão ótimas!
    Ficou uma graça.
    Bjkas.
    decorehouse

    ResponderEliminar
  2. Olá Su;

    dou-te os parabéns pelo excelente trabalho.
    Ficou uma bela estante:)
    Vou aproveitar algumas das tuas dicas para futuros trabalhos.

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  3. Impecável eu não faria melhor acho que nem me aventuraria em tal coisa;)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Pintar um móvel não é um bicho de sete cabeças, mas requer muita paciência para o trabalho ficar perfeito mesmo. EU sei bem o que é deixar tudo de pernas para o ar para pintar móveis rs.
    Ficou lindo!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Ola passando para deixar desejos de uma manha radiante para vc!
    Bjkas.
    decorehouse

    ResponderEliminar
  6. Esse tipo de estante dão sempre imenso jeito. Ficou óptimo, como sempre muito bom gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá! :)

    Pintar um móvel não é tarefa nada fácil, mas o esforço é compensado pela beleza do resultado :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá. Cheguei ao teu blogue há dias e já me apaixonei. Parabéns ficou lindo. Não te queres mudar para cá? Essas mãos davam-me jeito... :-)

    ResponderEliminar